Empreender é crescer

Sem essa diferenciação, o negócio pode ter o crescimento comprometido e quebrar
As finanças do empresário jamais devem se misturar com as de sua corporação. Essa prática coloca companhias em risco, podendo haver prejuízos e até fechamento do negócio. Manter separadas as contas bancárias e os respectivos orçamentos é uma medida primordial para a saúde econômica de ambos os lados.
Embora contraindicada, não diferenciar os recursos é uma prática comum. Um exemplo é quando o empreendedor recorre ao caixa da empresa para pagar contas domésticas, como supermercado, abastecimento do carro ou escola das crianças. “Esse é um comportamento pouco saudável…

Particularidades dos consumidores devem sempre estar no radar do empresário, apontam empreendedores
Dois pontos estratégicos são fundamentais para um negócio obter vida longa: o planejamento e a gestão. Segundo a assessoria técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o planejamento vai possibilitar ao empreendedor prever situações de desequilíbrio e adotar medidas antecipadas a fim de driblar o problema; já a boa gestão vai criar mecanismos para cuidar dessa nova ideia, a fim de que ela tenha sucesso.
Para quem opera em nichos específicos, os dois quesitos são mais importantes ainda. É…

Ações incluem diagnóstico da empresa e planejamento para a expansão
Após dois anos consecutivos de queda acentuada do Produto Interno Bruto (PIB), indicador que mede o nível da atividade econômica no Brasil, a expectativa é de melhor resultado em 2017. Segundo o mais recente relatório do Banco Central, divulgado no último dia 6, para este ano a previsão é de alta de 0,49% no PIB.
A notícia é boa para os empresários que visam o crescimento de seus negócios. Porém, será necessário muito foco na gestão e organização dos recursos da empresa – financeiro, pessoal, departamental e estrutural – para…

Modalidade de negócios ganha destaque entre empreendedores de primeira viagem
As nanofranquias – aquelas com investimento máximo em torno de R$20 mil – ganham relevância dentro do aquecido mercado de franquias, que cresceu 8% no último ano, com faturamento chegando a R$ 38,8 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A principal característica da modalidade nano é a possibilidade de ser operada pelo empreendedor em sistema home based, ou seja, na própria casa, sem necessidade de sede, o que elimina despesas com aluguel, água, luz, gás e outros custos relacionados a imóveis.
Foi na segunda metade de 2015 que…

Definir com clareza qual produto vai comercializar e para quem vai vendê-lo são os primeiros passos para a decisão
Ao pensar em abrir um negócio, muitos empreendedores se deparam com a dúvida sobre qual local é o mais adequado para sua loja: na rua ou em um shopping center? Para decidir, é preciso avaliar uma série de fatores. O primeiro é definir, com clareza, o conceito do negócio e elaborar um plano para delinear sua estratégia de atuação.
O empresário deve saber qual é o produto ou serviço que vai ofertar, para quem deseja vender e de que forma vai…