O que é ser um empreendedor?

Image

Ser Empreendedor

Empreendedor é aquele que desenvolve a arte de empreender, de mudar, conquistar.

Às vezes confundimos Empreendedor com Empresário. O primeiro é movido preferencialmente pela garra de transformar uma ideia em um negócio real, o segundo é movido preferencialmente pela organização e condução de todas as etapas do negócio.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, empreendedores não são, necessariamente, aqueles que abrem um negócio. Para se compreender as razões de um empreendedor, é necessário que antes, se avalie o próprio ser.

Empreendedores são aquelas pessoas cujas características fogem do princípio estático, imutável. Para nós, empreendedores, o princípio relativo é o que vale. A regra é não ter regra. A regra é quebrar regras e provar que tudo é possível com muita dedicação e empenho, desde as simples coisas até a construção de novos pensamentos, metodologias e práticas. Na vida de um empreendedor, e no caso me refiro a homens e mulheres, o ser é mais importante que o saber. O saber se esfalece, voa, vai e vem... já o ser, não, este é constituído de essência, princípios, habilidades e principalmente de muitos relacionamentos. Esta palavra é importante e todos nós ainda vamos ouvir falar muito dela.

A vida de um empreendedor, na maioria das vezes, não é nada fácil. Aliás, que graça teria se fosse fácil? :) Será que seríamos mesmo empreendedores? :)). Pois bem, trabalhamos com poucos recursos e muita criatividade. O empreendedor de sucesso se faz no dia a dia e não é, nem de longe, fruto de um dom só da natureza. Posso até apostar que a natureza aqui é outra. Além da natureza própria da pessoa, existe a natureza social. Um empreendedor não o é de fato sozinho. Uma andorinha só não faz verão!

E os empreendimentos? O que são então os empreendimentos? Ora, são nada mais que o cotidiano de qualquer empreendedor.Uma atividade simples ou complexa, é um empreendimento na visão do empreendedor, pois é uma coisa que precisa ser conquistada, aquilo que o empreendedor ainda não possui ou ainda está fora do campo de visão. Esta é uma pessoa capaz de enxergar a vida sobre outro ângulo, diferente dos tradicionais e na maioria das vezes transformar uma situação imprópria a seu favor com um pouco mais de empenho, dedicação e comprometimento. Posso dizer que a filosofia de um grande empreendedor é sempre estar um ou mais de um passo a frente.

Na maioria das vezes são incompreendidos, incubidos a desistirem ou desanimarem das suas idéias e projetos de vida. Mas pouco sabem os desavisados que para combater o fogo, usamos água e não gasolina! Se o motor de todos os cavalos do mundo de um empreendedor de sucesso é estar sempre um passo à frente, seu combustível é provar que regras são possíveis de serem quebradas, por mais impenetráveis que sejam.

Um empreendedor conhece bem seu dia a dia e consegue se adaptar com desenvoltura as mudanças, é líder no que faz e consegue trazer para perto de si, a ajuda e as equipes necessárias para realizar seus sonhos e projetos. Qualquer empresa de sucesso, fundada por grandes empreendedores, é sustentada por estes pilares. 

Mas e as pessoas que não tiveram sucesso em seus empreendimentos empresariais, como se classificam? Bem, este é um outro aspecto importante, o fracasso. Para um empreendedor, é o caminho do sucesso! É sim! Acredite! Um empreendedor não se abate na primeira pedra falsa em que pisa. No entanto, ele agora sabe que aquela pedra não é o caminho para se chegar aonde se quer. Empreendedores de sucesso hoje,podem já ter passado por 2, 3, 5 ou mais fracassos! Muitos deles sucessivos, que podem deixar qualquer pessoa que não possui aptidões, desenvoltura e experiência empreendedora, no chão! 

Muitos associam os empreendedores como pessoas ávidas por dinheiro, obcecadas em ganhá-lo, de qualquer jeito. De fato, há alguma relação afetiva com o dinheiro, mas um empreendedor assim como um cão na hora da caça, sabe distinguir os "cheiros" distintos de cada situação. Ou seja, um empreendedor quer dinheiro sim, mas ele acredita nisso como uma recompensa pelo bom trabalho que fez e portanto, não deixando subscrever seus objetivos reais: o prazer de vencer, o prazer de mudar coisas aparentemente imutáveis, o prazer de estar perto dos céus, o prazer da conquista, de saber que tudo o que fez foi uma trilha inédita, pela qual muitos irão utilizar e fazer sucesso também. Este é o seu papel: liderar. Esta é a sua razão de ser, este é o seu ser. O dinheiro, a fama, o prestígio, tomam proporções mínimas diante daquilo que acontece no interior destas pessoas. O que dizer destas pessoas a mais então?

Nada. Mais nada. Para eles, para nós, somos e seremos simplesmente empreendedores.

E afinal, o Empreendedor precisa ser Empresário? Bom, isso seria uma situação ideal, aquela em que todas as características acima citadas estivessem presentes ao lado do conhecimento técnico administrativo do planejamento, avaliação e controle do negócio. Mas nem sempre isso acontece. 

Então, muitas vezes, o sucesso do empreendimento fica condicionado ao feliz casamento do Empreendedor com o Empresário, sejam eles uma só pessoa ou vários. Não se esqueça disso, você que é um empreendedor "nato": busque a ajuda empresarial!

 

Texto adaptado do Sebrae pela Empreenda Bem.